MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

CHAMADA INTERNA PARA TUTORES

Segunda-feira, 23 de agosto de 2021

CHAMADA INTERNA PARA BOLSA DE EXTENSÃO

AÇÃO DE EXTENSÃO: Projeto Alvorada: inclusão social e produtiva de pessoas egressas do sistema prisional

Belo Horizonte, 18 de agosto de 2021

Os Coordenadores da Atividade de Extensão “Projeto Alvorada: inclusão social e produtiva de pessoas egressas do sistema prisional” – do CEFET-MG, Prof. Luiz Claudio de Almeida Teodoro e Profa. Roseane de Aguiar Narciso Lisboa, tornam público aos servidores interno o processo para seleção de bolsistas de extensão, para participação na Atividade em referência, nos termos estabelecidos na presente Chamada Interna.

1. O presente Processo Simplificado destina-se à seleção de profissional, integrante do quadro de servidores do CEFET MG, conforme quadro de vagas indicado no item 3.1, para o curso de Formação de Manutenção e Instalação de Computadores.

2. DO PROCESSO SELETIVO: A seleção do profissional para o Projeto Alvorada será realizada em duas fases de caráter classificatório, sendo a primeira fase a avaliação de experiência profissional e títulos, segundo pontuação discriminada no ANEXO III e a segunda fase consistirá em uma entrevista com os classificados para a vaga. Como pré-condição o candidato selecionado deverá Participar da capacitação inicial, sem renumeração.

 

3. DAS VAGAS, REQUISITOS MÍNIMOS, CARGA HORÁRIA E VALORES DAS BOLSAS

  • Este Edital se destina ao preenchimento de 1 (uma) vaga para tutore. Os requisitos para o cargo estão no ANEXO II.
  Área Vagas Período (mês) CH (mês) Valor (mês/vaga) R$ Valor total (vaga) R$
Tutor 2 10 12h 750,00 7.500,00

4. DAS INSCRIÇÕES

  • A inscrição implica o conhecimento e aceitação das condições estabelecidas neste Edital, das quais o candidato não poderá, em hipótese alguma, alegar desconhecimento.
    • As inscrições serão realizadas, conforme cronograma apresentado no ANEXO I, por meio do e-mail projetoalvorada.cefetmg@gmail.com.
    • A inscrição consiste na entrega eletrônica da seguinte documentação:
      • Ficha de Inscrição, devidamente preenchida e assinada, conforme ANEXO IV.
      • Curriculum Lattes
      • Ficha de Avaliação de Títulos, devidamente preenchida e assinada, conforme ANEXO V.
    • O candidato que não apresentar a documentação obrigatória completa ou deixar de apresentá-la no ato da inscrição não terá sua inscrição homologada.

5    DOS RESULTADOS E RECURSOS

  • A homologação das inscrições, o resultado preliminar, o resultado final e a convocação para as atividades serão divulgados na página eletrônica do CEFET MG, obedecendo ao cronograma apresentado no ANEXO I.
    • Os candidatos poderão interpor recursos contra o resultado preliminar, por meio de formulário constante no ANEXO VII, endereçado à Coordenação do Projeto Alvorada através do e-mail projetoalvorada.cefetmg@gmail.com, conforme cronograma apresentado no ANEXO I.

6    DO VÍNCULO PROFISSIONAL

  • Os valores recebidos não se incorporam, para qualquer efeito, ao vencimento, salário, remuneração ou proventos recebidos.
    • A Bolsa poderá ser suspensa ou cancelada nas seguintes hipóteses:
  • houver substituição do profissional ou cancelamento de sua participação no Projeto;
  • forem verificadas irregularidades no exercício da atribuição;
  • forem constatadas incorreções nas informações cadastrais;
  • for constatada frequência inferior à estabelecida pelo projeto ou acúmulo indevido de benefícios.

7    DA CONVOCAÇÃO E REMUNERAÇÃO

  • A convocação do candidato observará rigorosamente a ordem de classificação.
    • A recusa ou ausência de manifestação do candidato, após a convocação, implicará na imediata chamada do próximo classificado.
    • A Bolsa está condicionada à disponibilização financeira, à rigorosa ordem de classificação e ao prazo de validade do Processo Seletivo.
    • O pagamento das bolsas está condicionado ao exercício da função para a qual o profissional foi selecionado.
    •   A remuneração pelos serviços prestados se dará após a execução das atividades requeridas.
    • É necessário o preenchimento da declaração da chefia imediata autorizando o servidor a atuar no Projeto Alvorada(ANEXO VIII).

8    DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

  • Este Processo Seletivo terá validade por 6 (seis) meses e poderá ser prorrogado por igual período.
    • Informações sobre a chamada está disponível no site: www.projetoalvoradabh.cefetmg.br
    • A inexatidão ou irregularidade de informações, ainda que constatadas posteriormente, eliminará o candidato do Processo Seletivo, declarando-se nulos todos os atos decorrentes de sua inscrição.
    • Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação do Projeto e pela Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário.

Luiz Claudio de Almeida Teodoro

Roseane de Aguiar Lisboa Narciso

ANEXO I – CRONOGRAMA

Atividade Período
Período de inscrições 23 a 31/08/2021
Homologação das inscrições 01/09/2021 (até às 18h)
Publicação do resultado da avaliação de títulos 01/08/2021 (até às 20h)
Publicação do cronograma de entrevistas 02/08/2021 (até às 18h)
Entrevistas 03/08/2021
Publicação resultado final preliminar 03/08/2021 (até às 18h)
Recurso ao resultado final preliminar 06/08/2021 (até às 18h)
Publicação do resultado final definitivo 08/08/2021 (até às 18h)

ANEXO II – REQUISITOS PARA CADA ÁREA DE ATUAÇÃO

Área Formação exigida
Tutor Formação superior em qualquer área, com experiência comprovada em tutoria presencial e/ou à distância. Funções e perfil do tutor estão no ANEXO VI.

ANEXO III – CLASSIFICAÇÃO NA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS

Pontuação da Avaliação de Títulos
Item Descrição Pontos Máximo
1 Tempo de docência ou experiência profissional na área para a qual o candidato se inscreveu 05 pontos para cada semestre 10 semestres
2 Experiência como docente ou membro de equipe técnica em programas de inclusão social de pessoas em situação de vulnerabilidade social ou programas de ressocialização vinculados às instituições públicas ou privadas 01 (um) ponto por hora/aula ou hora trabalhada semestralmente 50 pontos
3 Titulação (não acumuláveis) Especialização: 10 pontos Mestrado: 15 pontos Doutorado: 20 pontos 20 pontos
4 Participação em cursos, minicursos, seminários, colóquios, eventos acadêmicos na área do projeto. 01 (um) ponto para cada curso, minicurso, seminário, colóquio e/ou evento acadêmico 10 eventos

ANEXO – IV FICHA DE INCRIÇÃO

IDENTIFICAÇÃO PESSOAL
Nome:
Nº CPF: Nº Identidade: Órgão exp.:
DADOS PROFISSIONAIS
Campus de lotação: Cargo: Matrícula SIAPE: Formação:
DADOS DA INSCRIÇÃO
Vaga:  
ENDEREÇO
Rua:
Compl.: Bairro: CEP:
Telefone: Celular: E-mail:

____________________(MG), ____ de ______________ de 2021.

____________________________________

Assinatura do candidato

ANEXO V – FICHA DE AVALIAÇÃO DE TÍTULOS

VAGA PRETENDIDA: DADOS PESSOAIS
Nome do Candidato/a:
RG: CPF:
PONTUAÇÃO DA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS
    Item     Descrição     Pontos     Máximo Pontuação Pretendida (Preenchimento pelo candidato) Pontuação Aferida (Preenchimento pela Banca)
1 Tempo de docência ou experiência profissional na área para a qual o candidato se inscreveu 05 pontos para cada semestre 10 semestres    
2 Experiência como docente ou membro de equipe técnica em programas de inclusão social de pessoas em situação de vulnerabilidade social ou programas de ressocialização vinculados às instituições públicas ou privadas 01 (um) ponto por hora/aula ou hora trabalhada semestralmente 50 pontos    
3 Titulação (não acumuláveis) Especialização: 10 pontos Mestrado: 15 pontos Doutorado: 20 pontos 20 pontos    
4 Participação em cursos, minicursos, seminários, colóquios, eventos acadêmicos na área do projeto. 01 (um) ponto para cada curso, minicurso, seminário, colóquio e/ou evento acadêmico 10 eventos    
                TOTAL DE PONTOS:    

Observação: A Ficha de Avaliação de Títulos deverá ser preenchida pelo candidato, com exceção da coluna de Pontuação Aferida que é de preenchimento exclusivo da banca avaliadora.

ANEXO VI – FUNÇÃO E PERFIL DO TUTOR

 

A tutoria acontecerá em dois momentos:

Primeiro módulo – Durante o ingresso e a permanência do estudante no curso;

Segundo módulo – Durante a colocação e pós-colocação do estudante no posto de trabalho.

No primeiro momento o objetivo será favorecer ações de socialização e preparação para inserção profissional. O segundo momento objetivará dar suporte para o desenvolvimento e manutenção do trabalho, mediando as demandas vindas do estudante-trabalhador e empregador. Tudo que ocorrer no processo será registrado pelo tutor e pela equipe de apoio em documento próprio para este fim. Os estudantes também registrarão uma avaliação do processo, elaborada por uma equipe de apoio.

A tutoria é uma ação do Projeto que oferece aos estudantes a oportunidade de discussão e orientação sobre problemas ou dúvidas surgidas durante sua vivência escolar e decorrente dela.

O objetivo é oferecer condições para um processo de formação segundo a construção de uma proposta mais humanizada de relação com o estudante. Além disso, a tutoria visa primordialmente a inserção e permanência dos alunos no mundo do trabalho. Cada participante terá um tutor que o auxiliará em as suas demandas relativas às questões técnicas, operacionais e psicossociais.

A condução da tutoria será desempenhada pelo tutor que será escolhido segundo perfil específico para acompanhar e viabilizar a permanência do aluno no curso e no estágio, descrevemos a seguir algumas características gerais e que fundamentam o trabalho do tutor.

1 – Fazer o acolhimento, a orientação e dar retaguarda de apoio aos alunos – ambientação e orientações, acolhimento dos tutorados, formação de vínculos e relacionamento interpessoal, história de vida e suporte familiar.

2 – Realizar debates sobre/no/com o universo do mundo do trabalho para favorecer a interação e a produção de significados cognitivos e afetivos através do diálogo na convivência no âmbito da tutoria.

 

ANEXO VII – MODELO DE RECURSO

Eu,___________________________________________________________, portador(a) do RG nº______________, CPF nº_____________________, inscrito(a) para a VAGA de ____________________, apresento recurso junto à Coordenação Geral do Projeto Alvorada contra o resultado _______________________________________.

Os argumentos com os quais contesto o referido resultado são:

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

Para fundamentar essa contestação, encaminho anexos os seguintes documentos:   

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

____________________(MG), ____ de ______________ de 2021.

_____________________________________

Assinatura do candidato

ANEXO VIII – AUTORIZAÇÃO DO SETOR

Autorizo o servidor ­______________________________ocupante do cargo de ___________, com carga horária semanal de ______, no Departamento ou Coordenação de __________________, Campus _______, aprovado no processo de seleção, para atuar como ______________________ no Projeto Alvorada.

Declaro ainda que o desenvolvimento de tais atividades pelo servidor, não prejudicará a carga horária regular de atuação do mesmo nesta instituição.

Belo Horizonte, ____________ de 2021.


Chefia Imediata


TOPO