CHAMADA INTERNA PARA TUTORES
Segunda-feira, 23 de agosto de 2021
CHAMADA INTERNA PARA BOLSA DE EXTENSÃO
AÇÃO DE EXTENSÃO: Projeto Alvorada: inclusão social e produtiva de pessoas egressas do sistema prisional
Belo Horizonte, 18 de agosto de 2021
Os Coordenadores da Atividade de Extensão “Projeto Alvorada: inclusão social e produtiva de pessoas egressas do sistema prisional” – do CEFET-MG, Prof. Luiz Claudio de Almeida Teodoro e Profa. Roseane de Aguiar Narciso Lisboa, tornam público aos servidores interno o processo para seleção de bolsistas de extensão, para participação na Atividade em referência, nos termos estabelecidos na presente Chamada Interna.
1. O presente Processo Simplificado destina-se à seleção de profissional, integrante do quadro de servidores do CEFET MG, conforme quadro de vagas indicado no item 3.1, para o curso de Formação de Manutenção e Instalação de Computadores.
2. DO PROCESSO SELETIVO: A seleção do profissional para o Projeto Alvorada será realizada em duas fases de caráter classificatório, sendo a primeira fase a avaliação de experiência profissional e títulos, segundo pontuação discriminada no ANEXO III e a segunda fase consistirá em uma entrevista com os classificados para a vaga. Como pré-condição o candidato selecionado deverá Participar da capacitação inicial, sem renumeração.
3. DAS VAGAS, REQUISITOS MÍNIMOS, CARGA HORÁRIA E VALORES DAS BOLSAS
- Este Edital se destina ao preenchimento de 1 (uma) vaga para tutore. Os requisitos para o cargo estão no ANEXO II.
Área | Vagas | Período (mês) | CH (mês) | Valor (mês/vaga) R$ | Valor total (vaga) R$ |
Tutor | 2 | 10 | 12h | 750,00 | 7.500,00 |
4. DAS INSCRIÇÕES
- A inscrição implica o conhecimento e aceitação
das condições estabelecidas neste Edital, das quais o candidato não poderá, em
hipótese alguma, alegar desconhecimento.
- As inscrições serão realizadas, conforme cronograma apresentado no ANEXO I, por meio do e-mail projetoalvorada.cefetmg@gmail.com.
- A inscrição consiste na
entrega eletrônica da seguinte documentação:
- Ficha de Inscrição, devidamente preenchida e assinada, conforme ANEXO IV.
- Curriculum Lattes
- Ficha de Avaliação de Títulos, devidamente preenchida e assinada, conforme ANEXO V.
- O candidato que não apresentar a documentação obrigatória completa ou deixar de apresentá-la no ato da inscrição não terá sua inscrição homologada.
5 DOS RESULTADOS E RECURSOS
- A homologação das inscrições,
o resultado preliminar, o resultado final e a convocação para as atividades
serão divulgados na página eletrônica do CEFET MG, obedecendo ao cronograma
apresentado no ANEXO I.
- Os candidatos poderão interpor recursos contra o resultado preliminar, por meio de formulário constante no ANEXO VII, endereçado à Coordenação do Projeto Alvorada através do e-mail projetoalvorada.cefetmg@gmail.com, conforme cronograma apresentado no ANEXO I.
6 DO VÍNCULO PROFISSIONAL
- Os valores recebidos não se
incorporam, para qualquer efeito, ao vencimento, salário, remuneração ou
proventos recebidos.
- A Bolsa poderá ser suspensa ou cancelada nas seguintes hipóteses:
- houver substituição do profissional ou cancelamento de sua participação no Projeto;
- forem verificadas irregularidades no exercício da atribuição;
- forem constatadas incorreções nas informações cadastrais;
- for constatada frequência inferior à estabelecida pelo projeto ou acúmulo indevido de benefícios.
7 DA CONVOCAÇÃO E REMUNERAÇÃO
- A convocação do candidato
observará rigorosamente a ordem de classificação.
- A recusa ou ausência de manifestação do candidato, após a convocação, implicará na imediata chamada do próximo classificado.
- A Bolsa está condicionada à disponibilização financeira, à rigorosa ordem de classificação e ao prazo de validade do Processo Seletivo.
- O pagamento das bolsas está condicionado ao exercício da função para a qual o profissional foi selecionado.
- A remuneração pelos serviços prestados se dará após a execução das atividades requeridas.
- É necessário o preenchimento da declaração da chefia imediata autorizando o servidor a atuar no Projeto Alvorada(ANEXO VIII).
8 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
- Este Processo Seletivo terá
validade por 6 (seis) meses e poderá ser prorrogado por igual período.
- Informações sobre a chamada está disponível no site: www.projetoalvoradabh.cefetmg.br
- A inexatidão ou irregularidade de informações, ainda que constatadas posteriormente, eliminará o candidato do Processo Seletivo, declarando-se nulos todos os atos decorrentes de sua inscrição.
- Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação do Projeto e pela Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário.
Luiz Claudio de Almeida Teodoro
Roseane de Aguiar Lisboa Narciso
ANEXO I – CRONOGRAMA
Atividade | Período |
Período de inscrições | 23 a 31/08/2021 |
Homologação das inscrições | 01/09/2021 (até às 18h) |
Publicação do resultado da avaliação de títulos | 01/08/2021 (até às 20h) |
Publicação do cronograma de entrevistas | 02/08/2021 (até às 18h) |
Entrevistas | 03/08/2021 |
Publicação resultado final preliminar | 03/08/2021 (até às 18h) |
Recurso ao resultado final preliminar | 06/08/2021 (até às 18h) |
Publicação do resultado final definitivo | 08/08/2021 (até às 18h) |
ANEXO II – REQUISITOS PARA CADA ÁREA DE ATUAÇÃO
Área | Formação exigida |
Tutor | Formação superior em qualquer área, com experiência comprovada em tutoria presencial e/ou à distância. Funções e perfil do tutor estão no ANEXO VI. |
ANEXO III – CLASSIFICAÇÃO NA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS
Pontuação da Avaliação de Títulos | |||
Item | Descrição | Pontos | Máximo |
1 | Tempo de docência ou experiência profissional na área para a qual o candidato se inscreveu | 05 pontos para cada semestre | 10 semestres |
2 | Experiência como docente ou membro de equipe técnica em programas de inclusão social de pessoas em situação de vulnerabilidade social ou programas de ressocialização vinculados às instituições públicas ou privadas | 01 (um) ponto por hora/aula ou hora trabalhada semestralmente | 50 pontos |
3 | Titulação (não acumuláveis) | Especialização: 10 pontos Mestrado: 15 pontos Doutorado: 20 pontos | 20 pontos |
4 | Participação em cursos, minicursos, seminários, colóquios, eventos acadêmicos na área do projeto. | 01 (um) ponto para cada curso, minicurso, seminário, colóquio e/ou evento acadêmico | 10 eventos |
ANEXO – IV FICHA DE INCRIÇÃO
IDENTIFICAÇÃO PESSOAL | ||
Nome: | ||
Nº CPF: | Nº Identidade: | Órgão exp.: |
DADOS PROFISSIONAIS | ||
Campus de lotação: Cargo: Matrícula SIAPE: Formação: | ||
DADOS DA INSCRIÇÃO | ||
Vaga: | ||
ENDEREÇO | ||
Rua: | Nº | |
Compl.: | Bairro: | CEP: |
Telefone: | Celular: | E-mail: |
____________________(MG), ____ de ______________ de 2021.
____________________________________
Assinatura do candidato
ANEXO V – FICHA DE AVALIAÇÃO DE TÍTULOS
VAGA PRETENDIDA: DADOS PESSOAIS | |||||
Nome do Candidato/a: | |||||
RG: | CPF: | ||||
PONTUAÇÃO DA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS | |||||
Item | Descrição | Pontos | Máximo | Pontuação Pretendida (Preenchimento pelo candidato) | Pontuação Aferida (Preenchimento pela Banca) |
1 | Tempo de docência ou experiência profissional na área para a qual o candidato se inscreveu | 05 pontos para cada semestre | 10 semestres | ||
2 | Experiência como docente ou membro de equipe técnica em programas de inclusão social de pessoas em situação de vulnerabilidade social ou programas de ressocialização vinculados às instituições públicas ou privadas | 01 (um) ponto por hora/aula ou hora trabalhada semestralmente | 50 pontos | ||
3 | Titulação (não acumuláveis) | Especialização: 10 pontos Mestrado: 15 pontos Doutorado: 20 pontos | 20 pontos | ||
4 | Participação em cursos, minicursos, seminários, colóquios, eventos acadêmicos na área do projeto. | 01 (um) ponto para cada curso, minicurso, seminário, colóquio e/ou evento acadêmico | 10 eventos | ||
TOTAL DE PONTOS: | |||||
Observação: A Ficha de Avaliação de Títulos deverá ser preenchida pelo candidato, com exceção da coluna de Pontuação Aferida que é de preenchimento exclusivo da banca avaliadora.
ANEXO VI – FUNÇÃO E PERFIL DO TUTOR
A tutoria acontecerá em dois momentos:
Primeiro módulo – Durante o ingresso e a permanência do estudante no curso;
Segundo módulo – Durante a colocação e pós-colocação do estudante no posto de trabalho.
No primeiro momento o objetivo será favorecer ações de socialização e preparação para inserção profissional. O segundo momento objetivará dar suporte para o desenvolvimento e manutenção do trabalho, mediando as demandas vindas do estudante-trabalhador e empregador. Tudo que ocorrer no processo será registrado pelo tutor e pela equipe de apoio em documento próprio para este fim. Os estudantes também registrarão uma avaliação do processo, elaborada por uma equipe de apoio.
A tutoria é uma ação do Projeto que oferece aos estudantes a oportunidade de discussão e orientação sobre problemas ou dúvidas surgidas durante sua vivência escolar e decorrente dela.
O objetivo é oferecer condições para um processo de formação segundo a construção de uma proposta mais humanizada de relação com o estudante. Além disso, a tutoria visa primordialmente a inserção e permanência dos alunos no mundo do trabalho. Cada participante terá um tutor que o auxiliará em as suas demandas relativas às questões técnicas, operacionais e psicossociais.
A condução da tutoria será desempenhada pelo tutor que será escolhido segundo perfil específico para acompanhar e viabilizar a permanência do aluno no curso e no estágio, descrevemos a seguir algumas características gerais e que fundamentam o trabalho do tutor.
1 – Fazer o acolhimento, a orientação e dar retaguarda de apoio aos alunos – ambientação e orientações, acolhimento dos tutorados, formação de vínculos e relacionamento interpessoal, história de vida e suporte familiar.
2 – Realizar debates sobre/no/com o universo do mundo do trabalho para favorecer a interação e a produção de significados cognitivos e afetivos através do diálogo na convivência no âmbito da tutoria.
ANEXO VII – MODELO DE RECURSO
Eu,___________________________________________________________, portador(a) do RG nº______________, CPF nº_____________________, inscrito(a) para a VAGA de ____________________, apresento recurso junto à Coordenação Geral do Projeto Alvorada contra o resultado _______________________________________.
Os argumentos com os quais contesto o referido resultado são:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
Para fundamentar essa contestação, encaminho anexos os seguintes documentos:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
____________________(MG), ____ de ______________ de 2021.
_____________________________________
Assinatura do candidato
ANEXO VIII – AUTORIZAÇÃO DO SETOR
Autorizo o servidor ______________________________ocupante do cargo de ___________, com carga horária semanal de ______, no Departamento ou Coordenação de __________________, Campus _______, aprovado no processo de seleção, para atuar como ______________________ no Projeto Alvorada.
Declaro ainda que o desenvolvimento de tais atividades pelo servidor, não prejudicará a carga horária regular de atuação do mesmo nesta instituição.
Belo Horizonte, ____________ de 2021.
Chefia Imediata